quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Tabela Semanal


Tabela Semanal da Minha Gravidez
Nome:  Monica Cafe     Idade:  28 anos 
DUM:  05-02-2010

PRIMEIRO MÊS


15-02-2010 Início da 1ª Semana
Sua menstruação se iniciou e aproximadamente daqui há 14 dias você estará ovulando, e esta é a data propícia para realizar seu sonho de ser mãe.
Se você está pretendendo engravidar, é uma boa idéia fazer uma visita ao seu médico para que ele lhe receite um suplemento vitamínico de Ácido Fólico. As pesquisas mostram que mulheres que tomam vitaminas contendo ácido fólico, diminuem os riscos de terem filhos com defeitos do tubo neural. O ácido fólico pode ser encontrado em muitos alimentos e também em forma de comprimidos. Boas fontes de ácido fólico são os grãos (pão de trigo integral, por exemplo), os vegetais verde escuros, como espinafre e brócolis, as carnes, a cenoura, o feijão e a lentilha, a gema de ovo e etc.
Você deve começar a ingerir o suplemento vitamínico de ácido fólico pelo menos três meses antes de engravidar, numa quantidade de 5mg por dia, e deve continuar durante toda a gravidez.
Neste momento o folículo, semente que vai originar o óvulo, está em fase de amadurecimento.

22-02-2010 Início da 2ª Semana
O folículo amadureceu e um de seus ovários está prestes a liberar o óvulo. Ao mesmo tempo, seu útero está se preparando para abrigar o futuro bebê, como faz em todos os ciclos menstruais, tornando o endométrio (camada interna que reveste o útero) mais espesso e ricamente vascularizado, pela ação dos hormônios produzidos pelos ovários. Simultaneamente, ocorre uma lenta aproximação mútua do pavilhão da trompa e do ovário, pois os dois órgãos tentam encurtar a distância espacial a ser percorrida pelo óvulo.

01-03-2010 Início da 3ª Semana
No início desta semana você provavelmente ovulou e seu óvulo vai se tornar alvo dos espermatozóides.
O óvulo está indo para o terço externo de uma de suas trompas, onde será fecundado e os milhões de espermatozóides, por sua vez, estão percorrendo o trajeto vagina-trompa para ir de encontro a ele. Quando os espermatozóides chegarem ao óvulo, apenas um deles o penetrará e seus núcleos se fundirão (o processo de fertilização leva em média 24 horas).
Da fusão dos dois núcleos é gerado o ovo; ou célula-ovo e podemos dizer que neste momento nasce um novo ser. A partir daí, o “ovo” inicia sua viagem de 7 a 10 dias até o útero, enquanto suas células se multiplicam exponencialmente. Este estágio é conhecido pelo nome de mórula (amora em latin).
Nesta fase, o que será seu futuro bebê, é apenas um acúmulo de células. Mas mesmo neste estágio mais primitivo do seu desenvolvimento, ele não é um monte de células desordenadas, e sim, um ser com capacidade de força de formação própria e toda uma individualidade que se manifestará logo depois com particularidades básicas.

08-03-2010 Início da 4ª Semana
O "ovo" entrou em seu útero ainda em fase de multiplicação das células e vai em busca de um lugar para se fixar. Durante a fixação, o "ovo", por ser um tecido estranho ao seu organismo, já que contêm componentes celulares do papai, poderia ser eliminado. Mas esta rejeição é impedida pelo próprio "ovo", que produz substâncias especiais que atuam sobre o seu sistema imunológico. Durante a fixação, as células ainda em multiplicação de dividem em dois grupos - um vai formar o seu bebê e o outro a placenta.
Como você vê, mesmo antes do teste de gravidez dar positivo, deve haver simultaneidade de fatores fisiológicos adequados. E isso, por si só, é uma primeira garantia de que seu bebê vai se desenvolver de uma forma sadia.
Quando o "ovo" completa sua fixação, se transforma em uma bolha sólida cheia de liquido, e passa a se chamar blastocisto (blasto = que vai gerar algo; cisto = cavidade). A partir de agora você já pode se considerar mamãe e neste exato momento, seu bebê está medindo mais ou menos 0,2 mm.
No final desta semana, o cordão umbilical estará completamente funcional, a placenta, fonte de alimento do seu bebê até o nascimento, estará se formando e o pequenino terá aproximadamente de 0,4 a 0,6 mm de comprimento.

15-03-2010 Início da 5ª Semana
Seu bebê que agora é um embrião, tem a forma da letra C, encontra-se com cerca de 1,5 a 2,5 mm de comprimento e é composto de um corpo com uma cabeça, um tronco e uma cauda.
No final desta semana, o ácido fólico já estará agindo e a formação do tubo neural se iniciará. Além disso, seu pequenino coração começará a bater. Porém, a circulação de sangue será parcial, pois os vasos sanguíneos ainda estarão incompletos.

SEGUNDO MÊS


22-03-2010 Início da 6ª Semana
A partir desta etapa, os aparelhos respiratório, circulatório e digestivo do seu bebê, entram em formação. Portanto, é uma fase muito importante para ele.
A coluna vertebral é a primeira coisa que se desenvolve e nesta fase, aparecem as bases do cérebro e da medula espinhal. Seus ouvidos começam a entrar em formação e a circulação de sangue se estabelece. Ao mesmo tempo, os rudimentos do fígado, pâncreas, pulmões e estômago se tornam evidentes, bem como os brotos que darão origem aos membros superiores.
O coração, apesar de ser um pequeno tubo, já bate de 140 a 150 vezes por minuto, duas vezes mais que o de uma pessoa adulta. Além disso, o vínculo entre seu filho e você se torna mais intenso, pois os vasos sangüíneos que unem o cordão umbilical com a placenta, aparecem.
Nesta semana, seu bebê ainda é considerado um embrião e mede em torno de 4 a 6 mm de comprimento.

29-03-2010 Início da 7ª Semana
As curvas sobre as quais se formarão os dedos das mãos já podem ser notadas, e os brotos dos membros inferiores começam a aparecer. Enquanto isso, células primitivas começam a chegar à área genital e em breve responderão às instruções genéticas para desenvolver os órgãos genitais femininos ou masculinos.
Um ultra-som transvaginal nesta fase, já pode detectar as batidas do coração.
Seu bebê tem agora entre 7 e 9 mm de comprimento e pesa aproximadamente 0,8 grama.


05-04-2010 Início da 8ª Semana
Seu bebê ganha algumas formas, mede por volta de 10 a 11 mm e o peso está em torno de 2 gramas.
Embora ainda não se note a barriga, ele está se desenvolvendo bastante, e neste estágio, já é possível perceber o início da formação das orelhas, que surgem nas laterais do pescoço, da boca e dos olhos, assim como dos dois buraquinhos que darão origem as fossas nasais. Apesar dos dedos das mãos serem unidos por uma membrana de pele, já é possível distingui-los.
O processo de ossificação do esqueleto (desenvolvimento das células ósseas) se inicia, e a glândula pituitária, responsável pelos hormônios que regulam outras glândulas como a tiróide e as supra-renais, começa a se formar.
Os dois hemisférios do cérebro já são claramente visíveis e o órgão cresce tão intensamente que a cabeça se torna desproporcional ao corpo.
Por incrível que pareça, os intestinos começam a se desenvolver dentro do cordão umbilical, e migrarão depois para o abdômen do seu bebê quando ele estiver bastante grande para acomodá-los.

TERCEIRO MÊS

12-04-2010 Início da 9ª Semana 
Nesta semana, seu bebê passa a ser considerado um feto, pesa cerca de 3 gramas e mede aproximadamente de 13 a 20 mm.
O desenvolvimento de seus olhos está quase completo e os mesmos estão recobertos por uma membrana palpebral, embora estejam nas laterais da cabeça, que por sua vez, se encontra mais ereta. Os labirintos, localizados nos ouvidos e responsáveis pelo equilíbrio e posição do corpo, estão se formando, enquanto os dedos das mãos começam a se separar.
Agora já se pode notar a formação das pernas e pés, e surgem pela primeira vez movimentos bruscos e espontâneos, pois o cérebro é conectado aos minúsculos músculos e nervos que se desenvolvem.

Os intestinos e os pulmões já estão quase totalmente construídos e o processo de ossificação do esqueleto está em andamento.

Ainda nesta semana o período crítico de desenvolvimento de seus braços terminará, e os mesmos já estarão na posição correta e proporcionais em relação ao corpo.


19-04-2010 Início da 10ª Semana
Nesta semana, embora seu bebê ainda pareça um peixinho de aproximadamente 28 a 35 mm de comprimento e 4 a 5 gramas de peso (peso de dois clipes de papel), seus órgãos genitais, as articulações principais dos ombros, dos cotovelos, da bacia e dos joelhos já são visíveis e os órgãos internos já estão em seus devidos lugares. Além disso, a coluna vertebral ganha suaves movimentos e a língua, a laringe e a tiróide começam a se formar.
Nesta fase, seu bebê começa a movimentar a cabeça, os braços e o tronco e se alguma coisa tocar seu rosto, ele já consegue esticar os bracinhos para afastá-la.

O período crítico da formação das pernas está a ponto de terminar, e elas já se encontram nos seus lugares e proporcionais em relação ao corpo. Surgem as plantas dos pés e as dobras entre elas e os dedos, que por sua vez, começam a distinguir-se uns dos outros. Quanto aos dedos das mãos, já estão totalmente formados.

O lábio superior e os olhos se encontram bem definidos e as pálpebras começam a se desenvolver. No final desta semana as orelhas estarão quase que completamente concluídas e, assim como os olhos, avançam para a posição final. O marco mais importante desta semana é o desaparecimento do rabo.


26-04-2010 Início da 11ª Semana
Nesta semana, seu bebê já está livre de adquirir anomalias congênitas, que são provocadas pela insuficiência de ácido fólico. Mas não se esqueça do que falamos antes. Continue com as vitaminas, pois ele precisa delas até o final da gravidez.
A cabeça do seu bebê é quase metade do tamanho do corpo, mas isso mudará de acordo com o crescimento. Os dedos dos pés e o sistema auditivo já estão concluídos, a íris começa a se desenvolver e inicia-se o processo de formação das unhas. A placenta, por sua vez, ganha um número significativo de vasos sangüíneos, cujos quais levarão uma infinidade de nutrientes ao seu bebê, além da oxigenação. Quanto ao intestino, começa a migrar do cordão umbilical para o abdômen. Agora, o peso do seu bebê está entre 8 e 11 gramas e o comprimento entre 45 e 60 mm.

QUARTO MÊS


03-05-2010 Início da 12ª Semana 
O cérebro não tem o mesmo tamanho que no nascimento, porém tem a mesma estrutura. Formam-se as cordas vocais e seu bebê já pode emitir sons. O fígado começa a segregar bílis e os intestinos já migraram do cordão umbilical para o abdômen. A tiróide e a bexiga estão completamente construídas, bem como o pâncreas, que começa a produzir insulina.
Seu bebê já tem seus reflexos e também movimentos de prática na área digestiva. Tudo isto em preparação para vida extra-uterina. Agora ele se encontra com aproximadamente 89 mm e pesa de 12 a 14 gramas.

Se na próxima consulta seu médico usar um Doppler, você poderá ouvir o coração do seu bebê bater. Ele soará muito rapidamente e será confuso como o som do trote de um cavalo.


10-05-2010 Início da 13ª Semana 
Seu bebê está com mais ou menos 28 gramas de peso e seu comprimento varia de 10 a 12 cm. O coração, ainda pequeno, já é responsável pelo bombeamento de sangue para todas as partes do corpo, e agora, ele é capaz de movimentar todas as articulações de um braço ou de uma perna. Além de chutar e virar os pés, dobra os dedos, franze a fronte, abre e fecha a boca, coça a cabeça, faz caretas e esfrega os olhos.
No final desta etapa, os brotos dos dentes de leite surgirão, e todos os órgãos internos estarão totalmente construídos e funcionando.

17-05-2010 Início da 14ª Semana 
Seu bebê já urina no líquido amniótico e começa a jogá-lo para dentro e para fora dos pulmões, como se estivesse ensaiando para quando precisar deles no momento do nascimento. O líquido amniótico é uma substância surpreendente, que se regenera totalmente de 3 em 3 horas e é parcialmente composto de urina.
O pequenino encontra-se agora com aproximadamente 13,2 cm de comprimento e pesa em torno de 53 gramas.


24-05-2010 Início da 15ª Semana
Seu bebê pode ter desenvolvido o hábito de chupar o dedo, suas feições se individualizam e as expressões faciais começam a ficar evidentes. O mais impressionante é que ele começa a apresentar expressões de agrado e desagrado. Seus cabelos, sobrancelhas e cílios estão começando a crescer e a pele, é tão fina que se pode ver os vasos sanguíneos.
No final desta semana, ele estará pesando entre 82 gramas e terá cerca de 14,5 cm de comprimento.

31-05-2010 Início da 16ª Semana
Suas unhas continuam em processo de formação e as orelhas já estão no local correto da cabeça. Porém, os olhos continuam seu caminho rumo a fronte. Além disso, seu bebê começa a desenvolver o sentido do paladar. Isso porque, nesta idade, as papilas gustativas já estão desenvolvidas e surgem as primeiras preferências. Ele faz caretas e pára de engolir quando uma gota de qualquer substância amarga é introduzida no líquido amniótico, enquanto uma gota de substância doce provoca a aceleração da ingestão do líquido. Seu bebê reage da mesma maneira à nicotina e ao álcool ingeridos por você, com o que evidência o desagrado que lhe causam.
Agora ele esvazia a bexiga a cada 40 ou 45 minutos e surgem os primeiros movimentos, pois seus principais músculos estão reagindo aos estímulos cerebrais.
Até o final desta semana ele estará medindo aproximadamente 16 cm, pesará em torno de 120 gramas e já será capaz de movimentar as pernas juntamente com os braços, mexer os dedos e abrir e fechar os punhos.

 
07-06-2010 Início da 17ª Semana 
Abaixo da pele do seu bebê estão se formando depósitos de gordura na cor castanho. Isto lhe ajudará a manter a temperatura corporal quando nascer e no final da gravidez corresponderá de 2 a 6% de seu peso.
Neste estágio, o pequenino se movimenta muito e pesa mais que a placenta. As extremidades e as articulações estão totalmente formadas e os músculos começam a ficar mais fortalecidos. Além disso, ele ganha uma pelugem (lanugem) muito fina sobre todo o corpo, que permanecerá até o final da gravidez. Mas às vezes, apresenta-se por alguns dias na face e nas orelhas após do nascimento.
Um marco importante neste período é a definição do sexo. Apesar de ser determinado no momento da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozóide, é agora, através da ultra-sonografia, que já dá para o médico identificar, com certeza, se seu bebê é um menino ou uma menina. Isso porque no início, as glândulas sexuais são iguais: um pequeno broto entre as perninhas. Por volta da 11ª semana, nos meninos, as duas partes do órgão genital crescem juntas para formar o pênis e os testículos já mostram os canais em que o esperma vai se desenvolver. Nas meninas, essa mesma membrana se abre em duas partes para formar a vagina. Os ovários se formam e, por incrível que pareça, já armazenam os 500 mil óvulos que a mulher vai liberar durante toda sua vida. Do final desta semana, até o término da gestação, seu bebê se limitará a crescer em tamanho. Da mesma forma, seus órgãos vitais, pouco a pouco, irão amadurecer o suficiente para permitir que o pequeno viva como um ser independente.

Seu bebê está pesando aproximadamente 140 gramas e medindo por volta de 18 cm de comprimento.


14-06-2010 Início da 18ª Semana 
Seu bebê tem cerca 20.5 cm de comprimento, pesa em torno de 198 gramas e está crescendo rapidamente.
Os dedinhos já adquiriram as impressões digitais e os olhos estão corretamente posicionados. Agora ele já se comunica com você através de chutes e cotoveladas e se coloca em uma série de posições dentro do útero - senta até de pernas cruzadas. Além disso, ele já pode sentir os gestos de carinho sobre o abdômen.
 
QUINTO MÊS

21-06-2010 Início da 19ª Semana 
A pele do seu bebê começa a adquirir uma coloração rosada em função da pigmentação, e os brotos dos dentes permanentes estão se desenvolvendo por de trás dos de leite já formados.
Como um atleta, ele gira, rola, exercita todos os seus músculos e treina o funcionamento do sistema nervoso.
Nesta semana, ele está pesando aproximadamente 225 gramas e tem por volta de 21 a 23 cm de comprimento.

28-06-2010 Início da 20ª Semana
Nesta semana começa a se formar o vernix (verniz ciseoso) sobre a pele do seu bebê. Esta substância branca e cremosa é uma proteção para que a pele não fique saturada de líquido amniótico, e às vezes pode ser vista depois do nascimento.
É a partir desta semana que você realmente começa a sentir seu bebê mexendo. A movimentação acontece mais na parte da noite, quando você relaxa.
O pequenino se encontra agora com 24 a 25 cm de comprimento e pesa mais ou menos 284 gramas.


05-07-2010 Início da 21ª Semana 
Seu bebê ainda pode mudar de posição a toda hora nadando no líquido amniótico, já tem uma infinidade de glóbulos vermelhos no sangue e seu organismo começa a produzir os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa.
Nesta semana, com aproximadamente 26 cm de comprimento e cerca de 360 gramas de peso, ele já começa a ouvir ruídos e a distinguí-los do som da sua voz. Portanto, é importante que a partir desta fase, você converse bastante com ele. Esta conversa deve ser de uma maneira suave e carinhosa, pois influenciará diretamente na sua fala e escuta. Da mesma forma com que ele identifica sua voz, consegue identificar tipos de música. Quanto mais violentas, maior será seu desagrado. Os pontapés são reações pelas quais ele comunica esse desagrado. Portanto, é aconselhável que você escute músicas clássicas, como por exemplo, as de Vivaldi e Mozart. Situações traumáticas ou desastres naturais vividos por você, também atingem o estado emocional do seu bebê.

SEXTO MÊS


12-07-2010 Início da 22ª Semana 
Os membros, tórax e cabeça do seu bebê já são perfeitamente visíveis à ultra-sonografia e as unhas de suas mãos estão totalmente formadas.
Aproximadamente no final desta semana, seu bebê começa a sonhar. Sonhar é importante para ele, pois é um meio de elaborar experiências internas. Durante o sono com sonhos, observa-se alterações nas expressões faciais que revelam perplexidade, desprezo, ceticismo ou divertimento por meio de caretas, choramingos, soluços, sorrisos, alteração do ritmo dos batimentos cardíacos, e mudanças bruscas de posição dos membros e do corpo.
Nesta semana a sensibilidade tátil possibilita que ele conheça melhor tudo ao seu redor e ele sabe onde estão as partes do corpo, as quais domina. Se for um menino, através do ultra-som podemos surpreendê-lo mexendo do pipi.

Seu bebê continua crescendo e se preparando para a vida extra-uterina, e agora mede em torno de 27,5 cm de comprimento e pesa aproximadamente 415 gramas.


19-07-2010 Início da 23ª Semana 
Nesta semana seu bebê ainda tem um aspecto magro e a pele é menos transparente. A gordura está aumentando no subcutâneo (camada abaixo da pele), preenchendo devagar a pele.
Como seu bebê está inalando e engolindo o liquido amniótico, que serve como complemento à alimentação, às vezes pode apresentar soluços. Você perceberá isto quando sentir que ele está pulando.
Seus chutes e pontapés já podem ser percebidos por quem está por perto e o papai começa a participar desses momentos, que até então eram só seus.

Nesta semana ele está com cerca de 29 cm de comprimento, pesa entre 450 e 750 gramas e a pelugem, que adquiriu na 17ª semana, passa a escurecer.


26-07-2010 Início da 24ª Semana
 
Os pulmões do seu bebê, estão alcançando a maturação necessária, o cabelo continua crescendo e o danadinho já consegue piscar os olhos e dar muitas cambalhotas. Além disso, sua espinha está se fortalecendo em razão do peso do corpo e consiste em 33 anéis, 150 juntas e 1.000 ligamentos.
Tudo que você sentir que possa levá-la ao estresse ele sentirá (um susto, por exemplo) e se você está feliz ou triste, parece que estes sentimentos também são percebidos pelo bebê.
Apesar de ser delgado, por ainda não ter muita gordura, ele já pesa em torno de 500 a 1000 gramas e tem aproximadamente 30 cm de comprimento.


02-08-2010 Início da 25ª Semana 
Finalmente a cabeça do seu bebê está mais proporcional ao corpo, e agora ele mede aproximadamente 31 cm de comprimento e tem cerca de 600 a 1300 gramas de peso. Seus olhos abrem quando ele se assusta e fecham durante sono. Por falar em olhos, a cor é normalmente azul. Isso porque a pigmentação permanente não está totalmente desenvolvida. A definição da cor exige exposição à luz e normalmente acontece algumas semanas após o nascimento. Se o papai colocar o ouvido sobre o seu abdômen, já poderá ouvir o coração do bebê.

09-08-2010 Início da 26ª Semana 
Sua voz e os sons internos do seu organismo (respiração, digestão, batimentos cardíacos e etc.), não são estranhos para seu bebê. No entanto, você já pode sentir os saltos quando ele escuta um barulho externo súbito e alto.
Agora ele está ficando mais rosado e, embora sua pele esteja sendo produzida numa velocidade mais rápida que a gordura subcutânea, responsável pela consistência da própria pele, ainda é possível ver suas veias.
Nesta semana, seu pequenino se movimenta bastante e está pesando de 675 a 1400 gramas e medindo em torno de 32,5 cm de comprimento.


SÉTIMO MÊS


16-08-2010 Início da 27ª Semana
Apesar de estar protegido pelo vernix, seu bebê pode apresentar rugas até alguns dias após o nascimento. Estas rugas surgem porque durante toda a gravidez ele fica mergulhado no líquido amniótico.
Seu rosto está mais definido, a cada dia que passa, com as feições que terá quando nascer.
Seu bebê está agora com aproximadamente 33 cm de comprimento e pesa entre 750 e 1600 gramas.

 

23-08-2010 Início da 28ª Semana 
Seu bebê, com cerca de 33 a 36 cm de comprimento e pesando entre 850 e 1.700 gramas, continua crescendo, assim como seus cabelos.
Embora ele seja imaturo em uma série de aspectos, em condições especiais e cuidados mais especiais ainda, ele tem grandes chances de sobrevivência se nascer neste momento.


20-08-2010 Início da 29ª Semana 
Seu bebê está começando a regular a própria temperatura, sua medula óssea toma completamente conta da produção dos glóbulos vermelhos do sangue e ele está excretando aproximadamente ½ litro de urina por dia.
Seus órgãos estão todos formados, restando apenas um aperfeiçoamento maior.
Agora o pequenino se encontra com mais ou menos 950 a 1850 gramas e mede por volta de 35 a 37 cm de comprimento.


30-08-2010 Início da 30ª Semana
Seu bebê está muito atento ao ambiente em que se encontra e já sente a presença da luz. Apesar de pensarmos que o útero é um lugar escuro, na verdade ele não é. Dependendo do ambiente em que você se encontra, o útero pode estar claro ou escuro.
O líquido amniótico que protege seu bebê está em quantidade suficiente para proteção contra choques e para que ele não se sinta apertado ou incomodado pelas contrações.
As unhas dos pés do seu bebê estão completamente formadas e ele está com aproximadamente 1050 a 1950 gramas de peso e com cerca de 36 a 38 cm de comprimento.


OITAVO MÊS


06-09-2010 Início da 31ª Semana 
Seu bebê está ficando com a pele mais clara, devido aos depósitos de gordura branca que estão se formando abaixo dela. Além disso, suas íris já podem dilatar e contrair diante da luz e suas unhas começam ultrapassar as pontas dos dedos.
As trocas materno-fetais estão a "todo vapor", via placenta, e a barreira placentária impedirá o contato direto entre o seu sangue e o sangue do bebê. A placenta filtra muitas coisas, mas existem algumas doenças que não são barradas.
Nesta semana ele está com os órgãos em plena "fase de acabamento", medindo de 37 a 39 cm de comprimento e pesando por volta de 1150 a 2050 gramas.


13-09-2010 Início da 32ª Semana
Seu bebê cada vez tem menos espaço para se mexer, por isso empurra tudo o que está pela frente, causando uma dorzinha aguda na costela.
As rugas estão começando a desaparecer da sua face, mais gordura é depositada em sua pele e agora ele está com cerca de 1300 a 2250 gramas de peso e com aproximadamente 38 a 41 cm de comprimento.
 
20-09-2010 Início da 33ª Semana 
Os movimentos do seu bebê vão ao cume nesta semana e se ele nascer a partir agora, estará apto a respirar fora do útero, pois seus pulmões já estão totalmente amadurecidos e preparados para a vida externa.
Com 40 a 42 cm de comprimento e aproximadamente 1450 a 2650 gramas de peso, ele provavelmente já está bem cabeludinho.

27-09-2010 Início da 34ª Semana 
Seu bebê está cada vez maior e se for um menino, seus testículos começam a descer para o escroto. Surgem as covinhas nos cotovelos e joelhos, e as pregas ao redor dos pulsos e do pescoço. Além disso, os hormônios da placenta estão começando a ativar o leite em seus seios.
É bom que você saiba, que o sistema gastrointestinal do seu bebê é muito imaturo e ficará assim até três ou quatro anos depois do nascimento.
Até o final desta semana o pequeno estará pesando em torno de 1600 a 2950 gramas e medindo cerca de 41 a 43 cm de comprimento.


04-10-2010 Início da 35ª Semana
 
A partir de agora seu bebê se movimenta com mais freqüência, dando mais chutes, e seus órgãos internos estão nos retoques finais para o nascimento.
Nesta semana ele pesa aproximadamente de 1850 a 3250 gramas e seu comprimento está entre 42 e 44 cm.

NONO MÊS

 
11-10-2010 Início da 36ª Semana 
Seu bebê está completamente desenvolvido, pesa aproximadamente 2000 a 3400 gramas e mede cerca de 45 a 47 cm de comprimento.
Agora ele está ficando redondinho devido ao armazenamento de gordura e o espaço no útero está mais limitado, fazendo com que seus membros fiquem curvados e colados ao corpo. Seus ossos ainda são flexíveis, mas estão em processo de endurecimento.
Nesta semana a maioria dos bebês já está com a cabeça voltada em direção à pélvis e as dores de acomodação são intensas e incomodam bastante. Caso seu bebê esteja em uma posição diferente, é provável que ele permaneça como está até o final da gravidez, pois o espaço disponível não é suficiente para que ele faça um giro que pode chegar até 180º. No entanto, há casos em que o bebê acaba se virando com um simples movimento da mãe.

Se seu bebê não estiver adequadamente posicionado até o dia do parto, e esta for sua primeira gravidez, com certeza você irá dar à luz através de uma cesárea. No entanto, se seu bebê estiver na posição errada e esta não é sua primeira gravidez, suas chances de fazer um parto normal aumentam, mas possivelmente seu médico acabará optando por realizar também uma cesárea.


18-10-2010 Início da 37ª Semana 
Seu bebê está medindo nesta semana, cerca de 46 a 48 cm de comprimento e pesando em torno de 2250 a 3550 gramas.
Lembre-se de sentir seus últimos pontapés, pois acredite, você sentirá falta deles.
Fique também atenta aos movimentos do bebê. Caso ele não se movimente por mais de quatro horas, avise seu médico para certificar-se de que tudo está bem, pois esta situação pode significar alguma dificuldade ou diminuição do bem-estar fetal.

25-10-2010 Início da 38ª Semana 
Seu bebê tem aproximadamente de 47 a 49 centímetros de comprimento e cerca de 2500 a 3700 gramas. Entretanto, a partir de agora a velocidade do ganho de peso pode diminuir, ou até mesmo parar.
Para que o nascimento seja mais fácil, o diâmetro do crânio do seu bebê diminui. O fator que permite isto, é a maleabilidade do próprio crânio, que se alonga e se molda durante o parto normal. Esta também é uma precaução para que o cérebro do bebê não seja danificado. Após o nascimento a cabeça do bebê volta a ficar arredondada.

01-11-2010 Início da 39ª Semana 
Está chegando a hora do seu bebê nascer e o vernix, que antes cobria todo seu corpo, agora se restringe apenas ao pescoço, às axilas e à virilha.
O pequenino está com cerca de 48 a 50 centímetros de comprimento e aproximadamente 2750 a 3850 gramas de peso.

08-11-2010 Início da 40ª Semana 
O sistema imunológico do seu bebê ainda é imaturo e ele ainda recebe anticorpos da placenta, e depois do nascimento ele continuará recebendo anticorpos do leite materno. A maioria da pelugem já desapareceu de seu corpo, embora ainda possa se ver algumas manchas escondidas, particularmente nas pregas e ao redor dos ombros e das orelhas.
Seu bebê tem agora em torno de 49 a 51 cm de comprimento e pesa por volta de 2800 a 3900 gramas. 

1
5-11-2010 Data Estimada do nascimento do bebe
Depois de quarenta semanas sentindo, carregando e amando um ser tão especial, finalmente você vai poder sentí-lo em seus braços, e tudo aquilo que era mistério será desvendado. Mas lembre-se, seja qual for a forma que seu bebê venha ao mundo, saiba que você fez um ótimo trabalho!
Quando seu bebê nascer, terá um total de 300 ossos. Depois, alguns deles se fundirão e seu bebê ficará com 206, que é a quantidade de ossos de um adulto.
Na hora do nascimento, o cordão umbilical terá cerca 13mm de diâmetro e o comprimento será proporcional a altura do seu bebê. Como o cordão não contém nervos, nem você nem seu bebê sentirão o corte. Entretanto, o obstetra tem que fazer algum esforço para cortá-lo, pois ele é constituído de uma dura cartilagem, que o protege da compressão durante toda a gravidez e parto.

Parabéns Mamãe Monica !

Nenhum comentário:

Postar um comentário