quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Gravidez mês a mês


Primeiro mês de gravidez
No inicio da jornada o óvulo fecundado já subiu as trompas e se instalou no útero. As células começam a se dividir e originaram o embrião. É do embrião que vão se originar todos os órgãos do bebê.

Segundo mês de gravidez
 No segundo mês o embrião adquiri uma forma de um C, começa a ficar mais parecido com um ser humano. Os braços e pernas começam a surgir e a cabeça começa a se moldar. Outros órgãos como intestinos e o pâncreas estão se desenvolvendo.

Terceiro mês de gravidez
  No terceiro mês os braços e pernas estão mais alongados, os dedos ganharam forma e as unhas começam a nascer. As pálpebras e a pontinha do nariz agora podem ser vistas no rosto.

Quarto mês de gravidez
No quarto mês uma fina camada de pêlos, chamada de lanugem, surgi para proteger a pele do bebê. Com quatro meses o bebe já consegui perceber a luz e consegui diferenciar entre gostos amargo e doce.

Quinto mês de gravidez
 No quinto mês de gestação os órgãos reprodutores do bebê começam a ser formar. Nas meninas, as trompas e o útero, nos meninos os órgãos genitais externos já podem ser vistos durando a  ultrassonografia. Os músculos faciais estão ativos e o bebê já é capaz de piscar os olhos e chupar o dedo.

Sexto mês de gravidez
 No sexto mês a pele do bebê recebe uma segunda proteção, a vernix caseosa, está substância evita que o líquido amniótico, onde o bebê está mergulhado, irrite a sua pele. Os lábios e sobrancelhas estão mais visíveis. As podas dos dedos ganham sulcos que formarão as impressões digitais.

Sétimos mês de gravidez
  No sétimo mês a audição do bebê esta mais aguçada. O bebê já é capaz de perceber ruídos e vozes que chegam aos seus ouvidos abafados pelo líquido amniótico. Os primeiros fios de cabelo começam a nascer, mas a cor poderá mudar depois que o bebê deixar o útero.

Oitavo mês de gravidez
 Nesta face o bebê recebe uma cama de gordura sob a pele, que o ajudará a manter sua temperatura quando nascer. Seus pulmões estão quase prontos e são exercitados diariamente enquanto ele inspira e expira o líquido amniótico. Os ossos se tornam cada vez mais resistentes.

Nono mês de gravidez
 No nono mês é chegada a hora dos ajustes finais. Os órgãos estão prontos e o bebê está mais rechonchuda. Seus cotovelos e joelhos agora formam covinhas. A pele perdeu as camadas de lanugo e Vernix caseosa responsáveis por protegê-la. É um sinal de que ele está pronto para deixar o útero materno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário